RESPIRA FUNDO QUE VAI!!!
No meio de tantos acontecimentos, sentimentos conturbados, entre se deparar com a morte e presenciar surtos de pessoas sem foco na vida e grudadas no próprio umbigo, aprendi mais uma vez que a paz interior é o que nos proporciona fôlego e sabedoria.
Sinto que vivemos rodeados de seres imaturos, inseguros e insatisfeitos com a própria vida que, pra não assumir esse estado de "calamidade pessoal", despejam nos outros acusações de erro e culpa pelas suas vidas medíocres e por não estarem conforme as próprias expectativas. Mais uma vez vem Lya Luft em minha mente: "O 'ter de' nos faz correr por aí com algemas nos tornozelos, mas talvez a gente só quisesse ser um pouco mais tranquilo, mais enraizado, mais amado, com algum tempo para curtir as coisas pequenas e refletir." - Livro “Múltipla Escolha”.
É precisa ter sangue frio, pra depois entender que essas pessoas precisam é de compaixão. Difícil no primeiro momento. Exercício total de desapego e sentimento de raiva, ou irritação. Aprender a ter compaixão pelos próprios algozes é entender o que aprendi com minha amiga Geovana Martins, que está escrito na Bíblia que "os humilhados serão exaltados".
Nós somos uma ilha e nem sempre os que nos cercam querem nos "explorar". A imagem é tudo nesse mundo da "era do mastigado". Os contatos são superficiais e todos ficam satisfeitos com a paisagem destacada. O ângulo geral é o retrato perfeito e que poucos conhecem sua origem, história, ou mesmo nome. O medo de se comunicar por inteiro, gera pânico antecipado de pisar em um campo minado. E quando pagamos pra ver, das duas uma, ou percebemos que o medo era tolo, ou explodimos no primeiro passo. Mas a vida é feita de escolhas e parar no meio não faz ninguém evoluir.
Carpe diem!!!
Comentários